Senhor do Bonfim localiza-se no nordeste do Estado da Bahia, a 376 quilômetros de Salvador e integra a Região do Piemonte da Diamantina.

O município fica situado na microrregião pertence à bacia hidrográfica do Itapicuru. Localizado na extensa região do polígono das secas, fazendo limite com Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari e Itiúba. Com clima temperado e altitude de 550m, tem a temperatura média de 23 graus, podendo chegar a 12 durante o inverno.

Constituindo-se numa capital regional que em função de sua posição estratégica polariza mais oito municípios circunvizinhos, sejam: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçú e Ponto Novo. A polarização de Senhor do Bonfim é tão efetiva quanto a dependência logística dos municípios citados.

Entre as principais atividades do setor econômico estão o comércio, a pecuária, a extração mineral e a agricultura. Na pecuária os rebanhos de bovinos, caprinos, suínos e ovinos são os mais importantes. No setor agrícula, destacam-se as produções de mamona, mandioca, feijão, milho, cana-de-açúcar e frutas. O setor de bens minerais produz um grande volume de cobre, manganês e volfrâmio. Na área comercial, bonfim possui mais de 1.200 estabelecimentos, com 356 bares e 31 indústrias de pequeno porte. São cinco bancos na cidade – três públicos e dois privados - e o setor turístico oferece 1.130 leitos. Em 2003, o PIB registrado do município foi de R$159,78 milhões, 76,47% deste valor corresponde ao setor de serviços, 16,68% é proveniente da indústria e 6,85% da agropecuária.

Distâncias:
Senhor do Bonfim - Salvador: 384 km
Senhor do Bonfim - Juazeiro: 131 km

População: A cidade possui cerca de 80.000 habitantes no total (50.000 na zona urbana e o restante pertencente a zona rural), destes 45.000 em média, são eleitores.

Empresa de Transportes: São Luiz
(BR 324) até Feira de Santana para Capim Grosso (BR 407) - que vai para Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Prefeito: Carlos Alberto Lopes Brasileiro. *
Dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - 2001.